História

Criada em 01 de Julho de 1994, a Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas – APEPA, representa um universo de 20 Escolas Profissionais que oferecem entre outras, formação agrícola.

Estas escolas são instituições de Ensino Secundário e o seu principal objectivo é a formação de técnicos intermédios, com habilitação equivalente ao 12º ano de escolaridade e com uma habilitação profissional de Nível III EU. Para além disso, apresentam um potencial importantíssimo no contexto onde se inserem, quer no apoio ao sector primário quer ao Mundo Rural.

Nas 15 escolas que fazem parte da APEPA, existe uma oferta de formação diversificada que vai da Agricultura, às agro-indústrias, passando pela floresta e mais recentemente com uma oferta de formação ligada às actividades do Mundo Rural, como o turismo, o artesanato, a cinegética ou a construção civil tradicional.

A maioria delas possui explorações agrícolas a que se acrescenta uma forte inserção na economia da região onde estão implementadas.

A APEPA esta associada numa Associação Internacional para o ensino Agrícola designada por EUROPEA Internacional onde estão representadas todas as Associações Nacionais de Ensino Agrícola de todos os estados membros da União.